quinta-feira, 19 de julho de 2007

Leitura de Verão



Caros Amigos, reais súbditos,

Venho propor-vos para este verão uma proposta de leitura, para quem gosta como é evidente de ler (desde já aviso que tem 597 páginas). Não é uma sugestão de leitura light, tipo Margarida Rebelo Pinto (não tenho nada contra), mas sim de uma leitura agradável.


Este romance histórico é muito parecido com o "Codex 632", "A fórmula de Deus", ambos do José Rodrigues dos Santos ou então com o "Código de da Vinci" ou "Anjos e Demónios" (descansem que este não revela nenhuma verdade absurda e obscurecida da Igreja), de Dan Brown.


O historiador conta a história sobre o conhecidissimo Vlad Tepes, mais conhecido por Drácula, e sobre o desaparecimento de um famoso historiador, Bartolomeu Rossi, procura pelo seu doutorando Paul e a sua filha Helen, entre outras tramas.


Este volume no entanto revela conhecimentos sobre imensas bibliotecas e arquivos que existem tal como algumas das suas obras e dos seus documentos, no entanto nem todos são verdadeiros e é preciso separá-los, mas a escritora (que não é russa) deixa isso bem claro, pois conseguimos deslindar o que é verdadeiro e o que não é.


Deixo-vos esta sugestão e espero que os apreciadores gostem tanto como eu gostei,


Deixo-vos com o que vem na contra capa:


"Meu querido e desventurado sucessor...

É com pesar que o imagino, quem quer que seja, a ler este relato que me sinto na obrigação de registar nesta carta. O pesar é em parte por mim próprio - porque estarei no mínimo em dificuldades, talvez morto, ou pio, se esta carta estiver nas suas mãos. Mas o pesar é também por si, meu amigo ainda desconhecido, porque só por alguém que precise de uma informação tão odiosa esta carta será lida um dia. Se não é o meu sucessor em qualquer outro sentido, será em breve meu herdeiro - e lamento ter que legar a outro ser humano a minha talvez inacreditável experiência pessoal com o mal. Por que motivo fui eu herdá-lo, não sei, mas espero acabar por descobrir - talvez enquanto lhe escrevo ou talvez no decurso de acontecimentos futuros..."


Deste vosso real príncipe,


Carlos Sécio

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande livro! ;)
Gostei imenso...A história de Vlad Tepes, o empalador de turcos possui contornos de mistério e assombro... Recomendo também!
Um abraço,

Continuo à espera do almoço...

Daniel