domingo, 25 de abril de 2010

Inicio de uma Boa Semana

Pois é caros amigos, caros leitores,

Esta semana, inicia-se uma boa semana, e porque é que esta é uma boa semana e não é como todas as outras semanas, perguntam vocês?

Esta semana está marcada por dois acontecimentos muito importantes para este vosso principe, porque tem a ver com memórias, memórias da Igreja, e memórias humanas.

Em primeiro Lugar nos dias 28,29 e 30 de Abril, comemora-se o IX aniversário do Convivio Fraterno nº 828, feito em 2001, é apenas uma memória humana e como tal, deve ser relembrada. É relembrada com grande alegria pois através deste movimento redescobri a minha fé e de certeza que se o não fizesse possivelmente hoje a minha vida seria totalmente diferente.
Recordo com muita algria e dou graças a Deus por aqueles três dias, por aqueles que se deram e entregaram aos novos e por todos o que realizaram naqueles dias o seu encontro com Cristo. Não fico agarrado a esta memória, mas gosto de recordar que à nove anos neste dias Deus me tinha destinado para um encontro pessoal com Ele.




Imagem de Santa Catarina de Sena, em S. Pedro no Vaticano

O segundo acontecimento é que exactamente no dia 29 de Abril a Igreja comemora a "festa" (pois não só apenas uma memória) de Santa Catarina de Sena.
Esta mulher nascida em Sena, em Itália, entre 1347 e 1380, leva uma vida de acordo com os modelos de santidade e apaixona-se perdidamente por Cristo e pelo amor aos irmãos.
Funda a Ordem terceira de S. Domingos e a ordem terceira feminina.
Portanto sendo dominicana, pertencendo a ordem dos pregadores, não funda conventos de clausura mas sim comunidades (em vida S. Catarina nunca quis fundar comunidades de discipulos) que estão ao serviço dos mais pobres e dos mais necessitados.


S. Catarina Recebe os estigmas.


Sagrado Coração de Jesus com Santa Catarina e Santa Margarida Maria Alacoque.

Sendo uma mistica recebe várias Visões de Nosso Senhor, consagra-lhe a sua virgindade e contrai matrimónio Mistico com Jesus Cristo. Recebeu os estigmas da Paixão que foram invisiveis durante toda a sua vida e só se tornaram visiveis na sua morte. Cristo fez com ela uma permuta de coração e na obra "Diálogos da Divina Providência" (ditados em êxtase, durante um ano, não acto continuado, mas com vários perídos de êxtase mistico), Nosso Senhor revela-lhe como o Homem se poderá salvar.


Azulejos da Igreja do seminário Maior de S. Paulo de Almada que mostram o casamento Mistico de Santa Catarina de Sena com Nosso Senhor.


Devota do Coração de Jesus, nutria um grande amor pelo Sumo Pontifice e pela Santa Madre Igreja, sendo esta a intenção de maior parte das suas orações.
Como o papa estava em Avinhão é a primeira mulher a exortar o papa a voltar a Roma e a pedir-lhe que volte para a sua cátedra de origem, deslocando-se então a Avinhão para lhe ordenar, por ordem de Nosso Senhor, (sim a palavra é mesmo ordenar, é assim que está escrito em todas as suas biografias), que o Papa volte a Roma, o que acaba por acontecer perto já do final da sua vida.
Mulher Pacificadora consegue encontrar em todaos os principados italianos, a paz entre os principes e destes com o sumo Pontifice.

Sem saber ler, nem escrever, esta mulher escreve imensas cartas a várias pessoas e personalidades da sua época, Escreve o diálogo da Divina Providência e através disto alcançou um lugar na escada da Santidade, que nunca uma mulher tinha alcançado. Em 1970, juntamente com S. Teresa de Jesus, é a primeira Mulher a ser concedida o titulo de Doutora da Igreja, titulo, até 1970 só cedido a homens. Foi proclamada por João Paulo II, Padroeira da Europa.



Esta mulher que entra na minha vida por um acaso torna-se modelo de vida para mim, ao qual lhe consagrei toda a minha vida e desde que entrei no seminário todo o meu curso de Teologia. Considero-me seu devoto e peço-lhe a graça de me poder parecer mais com ela e seguir sempre o seu exemplo de Obediêcia, Humildade e de Amor a Cristo, A Santa Madre Igreja e ao Sumo Pontifice,

Doce Jesus, Jesus Amor,


Bjufas e Abraços,

Deste vosso Principe,
Carlos Sécio

Sem comentários: