quinta-feira, 16 de junho de 2011

Santos Populares (Santo António)



Pois é fui aos santos,

Sim fomos aos santos populares, com muita pena minha não comi nenhuma sardinha na Rua, nem comprei um manjerico, mas também só vomos para ver as marchas e ainda vimos umas nove e bem de perto e foi tão agradável porque ficámos ao pé de uma bancada, bem pertinha da grade. E depois é muito agradável o convivio em clima de festa e de muita alegria, é obvio que nem todo o ambiente por onde passámos era assim, continuo a dizer que é tudo uma grande confusão e muita gente aos magotes e muitas vezes sem qualquer tipo de educação e parece que sai a deliqûência toda junta às ruas naqueles dias.
Celebramos um Santo de grande Renome e que merece por parte da Igreja ter um dia de Festa, mas ninguem que anda na festa se parece lembrar dele, iclusivé os noivos, cada vez mais estas festas, se parecem cada vez mais um carnaval, só que em tempos de calor, e sem mascaras.
Apreciei a parte da avenida da liberdade com as marchas, mas tudo o resto, não me agradou a não ser um ou outro arraial, onde as coisas eram felizes mas decentes. Não estou a dizer com isto que não tenha de exisitir uma ou outra bebedeira de alguem mais exaltado, antes fosse só isso (mas claro que isso também não é apreciável), mas é muita gente, muitos adolescentes bÊbados e sozinhos no meio da rua e de nenhures, sem regras e sem normas de educação, e ver imensas pessoas que nao se sabem divertir muitas vezes sem ser, estar no engate e estar a fazer mal a quem realmente se quer divertir.
Prefiro muito mais os arraiais de Alfama, Mouraria, Sé, Santos, que outras zonas frequentadas por jovens que muitas vezes não sabem viver a sua juventude.

Sem comentários: