sábado, 27 de fevereiro de 2010

Braga...

Nas férias de Carnaval, o seminário de Almada foi a Braga, visitar esta linda cidade e o que de mais belo tem para ver, museus e as suas Igrejas que são belissimas, uma vez que grande parte delas são de séculos passados, o que me fascina imenso.
Ficamos instalados no seminário conciliar de Braga que tem 450 anos, como o nosso de Almada, mas que tem um bocadinho de melhores instalações. O seminário inclusivamente tem uma igreja enorme e belissima e escavações a descoberto.
Visitamos o santuário Mariano mais antigo da Penísula Ibérica, ou melhor, o primeiro santuário, ou seja, o de Nossa Senhora da Abadia, onde cantamos uma salvé regina na Igreja e nos consagramos a Nossa Senhora. Este Santuário fica envolvido e rodeado de florestação e com um rio ao lado. De seguida fomos visitar o santuário de S. Bento da Porta Aberta
Fomos visitar o Bom Jesus de Braga e fizemos a escadaria desde o inicio, completando assim a Via-Sacra e também visitamos o santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Santuário Mariano dedicado a Imaculada Conçeição
Visitamos a capela de S. Frutuoso de Montélios que é uma capela visigótica e o mosteiro de Tibães que foi restaurado recentemente e que é uma visita realmente interessante e bonita. Está reconstruido na totalidade e que o mesmo autor dos nossos azulejos foram dos azuelejos deles e que estao na sua maior parte intactos.
Fomos a Guimarães onde visitamos o seu castelo, berço da nossa nacionalidade e tambem a capela de S. Miguel onde o nosso primeiro rei foi baptizado, para além disso visitamos o museu Alberto Sampaio que tem uma das melhores colecções de arte Sacra feita em ouro.
Visitamos tambem o centro da cidade e as suas igrejas, umas vez que as igrejas que vimos eram fora do centro.
Depois disto no final da nossa viagem fomos ver também, já no caminho para casa, a vila de Balazar onde visitamos a casa da beata Alexandrina e o seu tumulo onde rezamos as vesperas junto desta grande beata.
A seguir deixo algumas fotos.


Carlos Sécio

Sem comentários: