terça-feira, 3 de junho de 2008

Peregrinação a Fátima

Em pleno dia da Criança, fomos a Fátima com as crianças da Catequese e com os pais e familiares e amigos.

Começamos o dia bem cedinho as 06:45, com a concentração das pessoas perto do autocarros e partimos as 7:30, à espera de alguns atrasados que ainda vinham pelo caminho.

Partimos em direcção aos Valinhos chegando lá por volta das 10:00, e ai fomos visitar a casa onde nasceram os Beatos Francisco e Jacinta e visitámos também a casa da Lúcia e o poço do seu quintal conhecido por ser o local de uma das aparições do Anjo e pela água que ainda hoje se serve aí.
Depois iniciamos a marcha para a Loca do Cabeço e para o Calvário Húngaro. Na loca reservamos um tempo de oração ao nosso Anjo da Guarda e há paz e contemplámos a bela escultura que lá está (o Anjo de cabelos em pé , no vale dos Encantados), e no calvário hungaro meditámos no sofrimento de Maria no silêncio da sua dor aos pés da Cruz de Jesus.

Na Aparição dos Valinhos rezámos pela catequese, pelos catequistas, pelas familias, pelas crianças e pela vida.

Depois disto rumamos ao Santuário, onde almoçámos, nao todos no mesmo sitio, mas pelos menos juntos.

Depois seguimos para visualizar todos juntos (excepção feita aos pais) o filme sobre as aparições, muito giro e muito bom para as crianças que gostaram bastante e imaginem, até os miudos do Crisma gostaram.

Depois foi a hora da Eucaristia na Igreja da Santissima Trindade, explicando pelo caminho o que era a capelinha das aparições, a azinheira grande e a Basilica velha.
Na Eucaristia ficaram encatando com as portas e com o nome dos amigos de Jesus, eu por minha vez fiquei impressionado com o tamanho, mas como tou habituado ao altar perto de mim fiquei tao longe que achei que o espaço se pode tornar um pouco impessoal.

Depois da Eucaristia fomos acender as nossas velinhas e falar um pouco pessolmente com Nossa Senhora e foi o tempo de virmos embora. Com muita animação no autocarros, nos dois, já sem muitas voz e mesmo afónicos e dizendo adeus a nossa Senhora pedimos a sua protecção para a nossa Paróquia, e para todos nós ali presentes, chegando ao Monte Caparica em segurança e muito felizes.

Agreadecimentos:
- Em primeiro lugar aos catequistas que participaram e tambem que divulgaram nas suas catequeses, pois foi importante
- Aos pais que se increveram e as crianças pois levamso dois autocarros o que foi muito bom
- Aos adultos do crisma, que estiveram muito bem na ajuda aos catequistas e na animação do autocarro, pelo que ouvi contar.
- A todos aqueles que sempre acreditaram neste sonho
- E sempre e eternamente agradecido a Deus Nosso Senhor e Sua Mãe, pois sem Ele tudo isto nao se realizaria.

p.s: Controlar os pais dos miudos é ainda mais dificel do que os próprios miudos, Minha Nossa, lol

Sem comentários: