quarta-feira, 24 de agosto de 2011

JMJ IV






JMJ III






JMJ II






JMJ I






JMJ MADRID 2011

Pois bem amigos, fui até à JMJ Madrid, fui ver o Santo Padre e partcipar numa jornada mundial da Juventude.

Ao todo éramos 1,5 milhoes de todo o mundo à acompanhar o Santo Padre.

Acho que nunca tinha visto tanto jovem junto numa só cidade. De todas as coisas, gostei de tudo, mas houve algumas que me tocaram:

1º - Via Crucis - Alguém me dizia que a Espanha se tinha engalanado toda, para a Via Cruscis, os passos mais importantes de Espanha, a Beleza das confrarias, o clima de Oração que se viveu, foi impressionante. Madrid parou para rezar a via Crucis com o Papa e com os Jovens.

2º - A missa do Santo Padre com os seminaristas, em que o Santo Padre dirige a todos os seminaristas palavra de apoio, conforto e confiança, que contava connosco e que estaríamos na sua oração.

3º - A vigilia e a missa com o Santo Padre, que sobre um forte temporal vivemos uma aventura juntos. Mas que sob a intenção de Adorar Jesus Sacramentado, até o tempo amaina, tal como no Evangelho: "Quem é este que até o vento e a chuva lhe obedecem", e assim foi, Jesus presente e eis que acaba o temporal e todos os jovens ficam em adoração com o Santo Padre e por momentos faz-se silêncio no Aerodromo de quatro Vientos com um milhão e meio de Jovens presentes.
A Eucaristia foi a festa de referência da vivência em Igreja e em Comunhão. Convidava-nos o papa a Falar a Jesus e a perguntar-lhe o que ele queria para a Nossa Vida, qual o nosso Caminho, a nossa vocação, sendo que qual fosse ele, que confiasse-mos a Jesus, que ele seria sempre o nosso porto de abrigo, a nossa chegada.

Enviava-nos o papa com a tramissão de anunciar-mos as jornadas mundiais a todos os que não puderam estar presetes, para que estas jornadas não acabassem ali, mas que agora sim, tivessem começo as verdadeiras jornadas, desta Igreja Jovem e viva.

Carlos Sécio