quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Falta tão pouco

Falta muito pouco...


"Eis que Vem"

Porque é Advento....



Foi bom começar esta ultima semana de Advento, não só porque está perto o acontecimento que marca o ano, que marca todos os anos desde à 2000 anos.
Foi bom fazê-los com os amigos, reviver situações, reviver momentos, fazer confidências, confessar intimidades, falar realidades. Tudo isto foi magnifico, foi simplesmente deslumbrante.

Palvras que marcam este domingo, para mim, acolhimento, disponibilidade, confidências, presépio, José, Maria, Familia, Amizade......... (com certeza que sobram muitas mais...)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria






Imaculada Conceição de Nossa Senhora


O pecado original é uma realidade misteriosa e pouco evidente para nós enquanto comporta um prolongamento da culpa dos progenitores até todos nós. Neste dia, nós o consideramos na sua conspícua excepção ou melhor no singular privilégio concedido a Maria, que foi dele preservada desde o primeiro instante da sua concepção, da sua existência humana. O valor doutrinal desta festividade é manifesto na prece da celebração litúrgica, que sublinha o privilégio concedido à futura Mãe de Deus; "Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparaste ao teu Filho uma morada digna dele...", e a própria natureza deste privilégio, enquanto não subtrai Maria à Redenção universal efectuada por Cristo: "Tu que a preservaste de toda a mancha na previsão da morte do teu Filho..."
Antes que Pio IX, com a bula Ineffabilis Deus em 1854, definisse solenemente o dogma da Imaculada Conceição, não obstante as hesitações de alguns teólogos, que podiam apelar para o próprio São Tomás de Aquino, tinha-se chegado a um desenvolvimento não só da devoção popular para com a Imaculada mas também nas intervenções dos papas a favor desta celebração. Antes que o calendário romano incluísse a festa em 1476, esta já havia aparecido no Oriente no século sétimo, e contemporaneamente na Itália meridional dominada pelos bizantinos.
Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e finalmente em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória, a toda a cristandade. Mas desde a origem do cristianismo Maria foi venerada pelos fiéis como a TODA SANTA. No primeiro esboço da festa litúrgica da Conceição, anterior ao século sétimo, nota-se, se não a profissão explícita da isenção da culpa original, pelo menos uma persuasão teologicamente equivalente. "Potuit, decuit, ergo fecit", havia argumentado um brilhante teólogo medieval: "Deus podia fazê-lo, convinha que o fizesse, portanto o fez." Do infinito amor de Cristo para com a Mãe, que a pré-redimiu e a cumulou do Espírito Santo desde o primeiro instante da sua existência, derivou este singular privilégio, que a Igreja hoje celebra para nos fazer meditar sobre a beleza de toda alma santificada pela graça redentora de Cristo.
Quatro anos após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, a Virgem apareceu a Santa Bernadette Soubirous. Para a menina que, timidamente, perguntava: "Senhora, quer ter a bondade de me dizer o seu nome?", Maria respondeu: "Eu sou a Imaculada Conceição."


De Relembrar ainda que é:
É dogma de Fé;
É a Padroeira de Portugal, com o titulo de Nossa Senhora da Conceição;
Padroeira da Diocese de Setúbal;
E que houve mais três ordenações diaconais neste dia, na mesma diocese atrás citada, portanto razões de sobra para poder colocar um post.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Advento

Bem é preciso estar de descanso em casa para vir escrever ao blog:

Bem não tenho vindo por ter tido muito trabalho, e depois porque está frio lá no seminário para estar na sala a por qualquer coisa no blog, a sério nunca vi casa tão fria como o seminário.

Já começou o advento e por acaso não sendo assim um tempo de, como hei-de dizer, renúncia, pronto, até é um tempo que nos leva a parar e a reflectir neste menino que vai nascer, neste menino que tem de nascer e tem de operar alguma mudança em nós.

Lá em casa (seminário) já está montada a Coroa (minha e do seminário, depois meto fotos) e já tenho um menino Jesus colocado no centro da minha cómoda com a coroa ao lado, simplemsnete porque rezando no meu quarto contemplo aquele que se fez pequeno, para Depois ter o maior acto de amor por nós. :)

Ja tenho alguns planos de Advento, mas esses ficam para mim e Deus Nosso Senhor,

Agora mais desculpa por não ter escrito antes, mas o frio impede-me de isso....

Bjufas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pergunta???


Esta semana na catequese, no decorrer da mesma, lançei uma pergunta que em vez de por os meus catequizandos a reflectir, fez-me pensar profundamente, e que ainda hoje é inquetante e que não deixa o meu espirito.

Aqui está ela:

Em que é que Jesus vos seduz ainda hoje??? Como é que Jesus vos seduz, hoje???
O que é que Jesus, hoje, tem para que o continuem a seguir????


Esta pergunta realmente perturbou-me, porque me pos a reflectir, em que é que seduz me seduz ainda hoje para que o possa continuar a seguir.....


Carlos Sécio

sábado, 9 de outubro de 2010

Amor que Ultrapassa



Pergunta da semana:

Como não aceitar, acreditar neste acto concreto e histórico, o Amor Presente que ultrapassa o finito do Homem??? Estaremos realmente cegos??? Ou é uma realidade que incomoda?


Carlos Sécio

nao fiques na praia




mais uma que gosto

Abertura oficial


Imagem de Nossa Senhora do Rosário.


E foi no dia 07 de Outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário, que o seminário foi oficialmente aberto como Eucaristia celebrada por sua eminência reverendissma D. Gilberto dos Reis, bispo de Setúbal.
Foi uma festa muito bonita e que mostra que o seminário ainda é muito amado e que rezam muito por nós, a todos um bem-haja e que Nossa Senhora do Rosário vos cubra de bênçãos.


Carlos Sécio

Teste



Vem aí mais um teste de grego e só vos digo:

MEDO

Carlos Sécio

Eu.... Aceito-te......


Pois bem, e assim se celebrou mais um sacramento do matrimónio.

Eu João, recebo-te por minha esposa
a ti Catarina, e prometo ser-te fiel,
amar-te e respeitar-te,
na alegria e na tristeza,
na saúde e na doença,
todos os dias da nossa vida.

Eu Catarina, recebo-te por meu esposo
a ti João, e prometo ser-te fiel,
amar-te e respeitar-te,
na alegria e na tristeza,
na saúde e na doença,
todos os dias da nossa vida.

E a partir deste momento os meus afilhados estavam casados pela graça de Deus,
A Eles desejo tudo de bom e é com muito orgulho que sou o seu padrinho.

Mas quero salientar a alegria deles que era enorme e muito calmos, mas a transbordar felicidades. Ao contrário dos Padrinhos, deste caso da noiva, que tremiam os dois como varas verdes, lol.

Felicidades,

Carlos Sécio

P.S: Adorei os botões de punho do noivo, e a noiva estava lindíssima

Eu por ti




Porque Gosto tanto tanto.....


Carlos Sécio

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um Simples Olhar






A contagem decrescente




Eu vou

Nossa Senhora das Dores



Celebrou a Santa Igreja dia 15 de Setembro as dores de Nossa Senhora, uma devoção que eu tambem partilho, por a ela tambem me ter confiado.

Nossa Senhora das Dores, Rogai por nós.

Um Ano


Passado um Ano de dia 22.
Este dia marca o dia em que a minha vida passa a ser um vazio, o sentimento de ausência que nunca poderá ser preenchido....

Dou por mim a pensar muitas vezes que ela foi fazer uma viagem longa e que a qulquer momento irá chegar a casa e tudo voltará ficar bem. Que o dia voltará a ser radioso e limpido e sim voltarei a ser completamente feliz.
Sou feliz, não tenho motivos para o não ser, muitas são as graças que o Senhor me vai concedendo, e muita é a certeza que Junto do Pai, ela intercede por todos nós, mas não me importava de tê-la perto de mim, mais tempo, pois faz muita falta.

A permanência de uma ausência, o exisitir de uma vazio, a morte de uma parte da minha existência.....

Casamentos II

Falta menos de duas semanas, muito menos para um dos casamentos mais aguardados da minha vida, ou não fosse eu ter neste um papel importante pelo menos para mim.

O casamento da minha "afilhada" e do meu "afilhado", Catarina e João, respectivamente, é um acontecimento importante e aguardado, pois fico muito feliz e a transbordar de contentamento por eles. Não é por ser padrinho que isto acontece, mas porque tenho uam grande estima por eles, porque quer com ambos vivi coisas inesqueciveis e vivi momentos de grande intensidade emocional, seja na alegria, seja tambem por estarem presentes nos momentos de dificuldade.

É lógico que passei e tenho grande estima por todos os meus amigos, pois cada um à sua maneira está marcado no meu coração, mas a Catarina e João, com o convite feito à mais de um ano tornaram-se desde logo motivo de alegria, motivo de entusiasmo e motivo de felicidade para mimm, poder fazer uma caminhada com eles, para este momento único nas suas vidas, como também para além deste momento, para uma vida longa.... (Pois é, agora não se livram de mim, estou a falar no bom sentido, lol)

Bjufas Fofas

Carlos Sécio

Casamentos

Pois é amigos, já desde o Verão que não vinha aqui.
Eis que volto quando começa o Outono.
No entanto volto para falar de um tema que de outonal não tem nada, ou seja, casamentos, pois é para mim Setembro e Outubro, ou seja, o inicio de um novo ano de trabalho, é recheado com estas festas de casamentos.
Em Setembro o amigo Carlos e a amiga Patricia decidiram contrair matrimónio pela Santa Igreja, em Leiria, de onde era originário o noivo e foi muito bonito ver a felicidade estampada nas caras dos nubentes.
Bem a viagem para lá foi longa, muito longa e em alta velocidade, mas fiquemo-nos por aqui, e para cá, só vos digo, houve uma altura que se eu parasse não fazia a minima ideia de onde estava, só sabia que estava no meio da A8algures entre Leiria e Lisboa, a sério, medo, muito medo, a sorte é que o meu carrinho é o maior nestas coisas, sim, porque azelha como sou a conduzir é mais ele que me leva do que eu a ele.
Foi um dia muito engraçado e ainda dei um pézinho de dança...
Boa Lua-de-mel aos noivos.