quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Falta tão pouco

Falta muito pouco...


"Eis que Vem"

Porque é Advento....



Foi bom começar esta ultima semana de Advento, não só porque está perto o acontecimento que marca o ano, que marca todos os anos desde à 2000 anos.
Foi bom fazê-los com os amigos, reviver situações, reviver momentos, fazer confidências, confessar intimidades, falar realidades. Tudo isto foi magnifico, foi simplesmente deslumbrante.

Palvras que marcam este domingo, para mim, acolhimento, disponibilidade, confidências, presépio, José, Maria, Familia, Amizade......... (com certeza que sobram muitas mais...)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria






Imaculada Conceição de Nossa Senhora


O pecado original é uma realidade misteriosa e pouco evidente para nós enquanto comporta um prolongamento da culpa dos progenitores até todos nós. Neste dia, nós o consideramos na sua conspícua excepção ou melhor no singular privilégio concedido a Maria, que foi dele preservada desde o primeiro instante da sua concepção, da sua existência humana. O valor doutrinal desta festividade é manifesto na prece da celebração litúrgica, que sublinha o privilégio concedido à futura Mãe de Deus; "Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparaste ao teu Filho uma morada digna dele...", e a própria natureza deste privilégio, enquanto não subtrai Maria à Redenção universal efectuada por Cristo: "Tu que a preservaste de toda a mancha na previsão da morte do teu Filho..."
Antes que Pio IX, com a bula Ineffabilis Deus em 1854, definisse solenemente o dogma da Imaculada Conceição, não obstante as hesitações de alguns teólogos, que podiam apelar para o próprio São Tomás de Aquino, tinha-se chegado a um desenvolvimento não só da devoção popular para com a Imaculada mas também nas intervenções dos papas a favor desta celebração. Antes que o calendário romano incluísse a festa em 1476, esta já havia aparecido no Oriente no século sétimo, e contemporaneamente na Itália meridional dominada pelos bizantinos.
Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e finalmente em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória, a toda a cristandade. Mas desde a origem do cristianismo Maria foi venerada pelos fiéis como a TODA SANTA. No primeiro esboço da festa litúrgica da Conceição, anterior ao século sétimo, nota-se, se não a profissão explícita da isenção da culpa original, pelo menos uma persuasão teologicamente equivalente. "Potuit, decuit, ergo fecit", havia argumentado um brilhante teólogo medieval: "Deus podia fazê-lo, convinha que o fizesse, portanto o fez." Do infinito amor de Cristo para com a Mãe, que a pré-redimiu e a cumulou do Espírito Santo desde o primeiro instante da sua existência, derivou este singular privilégio, que a Igreja hoje celebra para nos fazer meditar sobre a beleza de toda alma santificada pela graça redentora de Cristo.
Quatro anos após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, a Virgem apareceu a Santa Bernadette Soubirous. Para a menina que, timidamente, perguntava: "Senhora, quer ter a bondade de me dizer o seu nome?", Maria respondeu: "Eu sou a Imaculada Conceição."


De Relembrar ainda que é:
É dogma de Fé;
É a Padroeira de Portugal, com o titulo de Nossa Senhora da Conceição;
Padroeira da Diocese de Setúbal;
E que houve mais três ordenações diaconais neste dia, na mesma diocese atrás citada, portanto razões de sobra para poder colocar um post.